Mi tienda:

http://www.elo7.com.br/57897/

viernes, 22 de abril de 2011

IBIRAPUERA

PASEO POR SÃO PAULO ... PARQUE IBIRAPUERA







O nome Ibirapuera significa "árvore apodrecida" em tupi-guarani e vem de uma aldeia indígena que ocupava a região do Parque quando a área era alagadiça com solo de várzea. Na luta contra a umidade, Manuel Lopes de Oliveira, um funcionário da Prefeitura na década de 1920 começou a plantar árvores na região. Hoje, temos ali o Parque Ibirapuera e dentro do Parque um viveiro que leva seu nome, local aberto à visitação pública e que abriga uma diversidade de plantas e orquídeas.

Atrações do Parque Ibirapuera



O Museu de Arte Moderna de São Paulo é um dos primeiros museus de arte moderna do América Latina. São cerca de 4000 obras de arte contemporânea brasileira, dentre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações.
No MAM-SP há peças de Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret, além de performances de Laura Lima, instalações de Regina Silveira, Nelson Leirner e José Damasceno.
O prédio, desenhado por Lina Bo Bardi, foi construído sob a marquise do parque por ocasião da 5ª Bienal de São Paulo, em 1959. O edifício possui duas galerias de exposição, auditório, ateliê, loja e restaurante.



O Pavilhão Manoel da Nóbrega, inaugurado em dezembro de 1953, foi projetado por Oscar Niemeyer e é tombado pelo iphan. O Museu Afro Brasil, aberto em 2004, tem o compromisso social de revisitar a história, sob a perspectiva do negro, e apresenta a cultura negra africana ou afro-brasileira como característica da identidade nacional. Seu acervo contra 3 mil obras relacionadas com a temática do negro, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, livros, vídeos e documentos, de artistas brasileiros e estrangeiros.




O Pavilhão Ciccillo Matarazzo, mais conhecido como Pavilhão da Bienal é considerado um ícone cosmopolita da arquitetura moderna. Hoje a Biental de Artes de São Paulo. Nenhum outro edifício está mais vinculado à trajetória da arte moderna e contemporânea no Brasil.

A Fundação Bienal de São Paulo é uma das mais importantes instituições internacionais de promoção da arte contemporânea, e seu impacto no desenvolvimento das artes visuais brasileiras é notadamente reconhecido. A Bienal de Artes, seu mais importante evento, não apenas apresenta aos diferentes públicos a produção de artistas brasileiros e estrangeiros, mas também atrai os olhares do mundo para a arte contemporânea de nosso país.


O edifício da Oca é um pavilhão utilizado para receber grandes exposições. No passado chegou a abrigar o Museu da Aeronáutica de São Paulo e o Museu do Folclore.


O Auditório Ibirapuera foi concebido nos anos 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, mas só foi construído em 2005.




A capacidade interna é de 800 pessoas, porém, quando aberta uma porta de 20 metros no fundo do palco, a capacidade chega a quase 15 mil pessoas na área externa. Atualmente é utilizado para atividades culturais, notadamente espetáculos musicais.

O Auditório Ibirapuera abriga ainda em seu subsolo a Escola do Auditório com o objetivo de revelar e apoiar novos talento.
O Programa dos Bosques da Leitura do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, oferece ambiente cultural alternativo nos parques da cidade. O primeiro bosque foi inaugurado em 1993, e esta no Parque Ibirapuera. A idéia é incetivar a leitura e facilitar o acesso à informação contínua dos cidadãos.

Pavilhão Japonês, símbolo da amizade entre dois países
Localizado no Parque do Ibirapuera, o Pavilhão Japonês ocupa uma área de 7.500 m2 às margens do lago do parque, e é composto de um edifício principal suspenso, que se articula em um salão nobre e diversas salas anexas, salão de exposição, além de um belíssimo lago de carpas.
O Pavilhão Japonês foi construído conjuntamente pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira e doado à cidade de São Paulo, em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação.
O projeto, executado pelo professor Sutemi Horiguchi (da Universidade de Tokyo), tem como principal característica o emprego dos materiais e técnicas tradicionais japonesas. E, teve como referência o Palácio Katsura, antiga residência de verão do Imperador, em Kyoto, construído entre 1620 e 1624, na era Edo que foi marcada pelo domínio do clã Tokugawa.
Sua estrutura baseia-se na tradicional arquitetura japonesa no estilo Shoin, adotado nas residências das casas dos samurais e da aristocracia - mais tarde adotado por outras classes. Ela baseia-se ainda em composições modulares de madeira (com divisórias deslizantes, externas e internas), organicamente articuladas, e marcadas pela presença do tokonoma (área destinada à exposição de pinturas, arranjos florais, cerâmica, etc), bem como de outros nichos embutidos, com prateleiras e pequenos gabinetes, decorativamente dispostos.
O estilo Shoin atende aos anseios de contemplação estética (dos próprios ambientes, de objetos, peças de arte e da paisagem), por introspecção e pela criação de um microcosmo apartado dos trâmites mundanos. Portanto, para este tipo de arquitetura, a relação entre a paisagem e o interior dos ambientes é de vital importância. A visita das áreas externas e o paisagismo lírico dos jardins tornam-se prolongamento dos ambientes interiores.
Projetado como um monumento símbolo de amizade entre japoneses e brasileiros, o Pavilhão reúne materiais trazidos especialmente do Japão, tais como as madeiras, pedras vulcânicas do jardim, lama de Kyoto que dá textura às paredes, entre outros.
A construção do Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, em 1954, que foi transportado desmontado, em navio, contou com numerosos imigrantes japoneses que atuaram como voluntários para auxiliar o corpo técnico vindo do Japão. Essas atividades foram coordenadas pela Comissão Colaboradora da Colônia Japonesa Pró-IV Centenário de São Paulo.
O Pavilhão Japonês foi doado para a Prefeitura Municipal de São Paulo. Desde 1955, a Sociedade Paulista de Cultura Japonesa (atual Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), foi, graças ao convênio estabelecido com a Prefeitura da cidade de São Paulo, a entidade tem sido responsável pela administração, manutenção e promoção de eventos nesse local.


 Um parque urbano importante em São Paulo , Brasil . Tem uma grande área para, jogging e caminhadas de lazer, bem como um centro de convenções.
Sua importância para São Paulo é comparável à do Central Park de Nova York 

FUENTE:  http://www.parqueibirapuera.org/

No hay comentarios:

Publicar un comentario